Em comemoração à Semana Mundial do Brincar 2024, a Rede Primeira Infância – Minas Gerais (REPI-MG) irá promover um debate on-line sobre as possibilidades do brincar pelo olhar do Plano Nacional pela Primeira Infância. O bate-papo “O brincar no Plano Nacional pela Primeira Infância: Possibilidades para os municípios” acontece pela plataforma Zoom, no dia 29 de maio de 2024, quarta-feira, das 10h às 11h30.
Sob a coordenação da pedagoga Fernanda Araújo, da REPI-MG, o debate irá refletir sobre perguntas como: o que é brincar? Qual sua importância no desenvolvimento infantil? Quais os objetivos e metas estabelecidos pelo Plano Nacional os estados e municípios precisam alcançar?
“108 municípios mineiros participam da campanha da REPI-MG na construção coletiva dos seus PMPIs. Pensar em metas e ações para a promoção do brincar no Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), com base no Plano Nacional, adaptando para a realidade dos municípios é uma grande contribuição neste momento”, destaca Fernanda Araújo. O evento foi idealizado para ajudar os municípios participantes da campanha “50 PMPIs de MG”, da REPI-MG, e é aberto a todos os interessados.
O evento vai contar também com a participação de Rodrigo Robleño, artista, palhaço, escoteiro e criador do Museuzim (@museuzimescoteiro) em BH que irá abordar o brincar na cidade e contar um pouco da sua experiência com o universo lúdico. Apaixonado por teatro e escotismo, Rodrigo dá vida ao palhaço Vira-Lata. Na sua longa trajetória, Robleño participou de companhias como o Cirque du Soleil, no espetáculo Varekai, e o Armatrux, com teatro e vídeos educativos.
A campanha 50 Planos Municipais pela Primeira Infância de Minas Gerais é uma realização da REPI-MG e tem o apoio da UNCME-MG, da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), da Urban95, do Cecip e da Fundação Van Leer.
Dia 29 de maio de 2024 (quarta-feira)
Horário: 10h às 11h30
Link para acessar a sala virtual do evento no Zoom:
Não é preciso fazer inscrição prévia.
